03/08/2011

Pesquisa de Clima Organizacional I

Muitas empresas adotaram uma pesquisa interna para medir a satisfação dos funcionários com a empresa, com os gerentes diretos e indiretos e até mesmo com o seu próprio trabalho.

E assim a empresa poderia se basear nas respostas dadas pelos funcionários para implementar melhorias gerais.

A idéia é fantástica, mas a execução é sofrível.

Já trabalhei em 3 diferentes empresas, e infelizmente em nenhuma delas vi essa pesquisa funcionar da maneira que deveria.

E as razões para isso são várias:
- em primeiro lugar, as pessoas tendem a reclamar de tudo quando elas estão muito insatisfeitas com alguma coisa. Digamos que a tolerância dela com problemas menores chega a zero se ela está muito insatisfeita com, por exemplo, o salário dela. Na pesquisa essa pessoa dá nota baixa igual para todos os itens, e fica quase impossível identificar qual é realmente o item que trouxe aquela insatisfação toda.
- em segundo lugar, se uma área tem resultados pífios, isso normalmente é usado contra o responsável por aquela área. Mesmo se os funcionários estão insatisfeitos com a empresa, a "culpa" é do diretor, e melhorar os índices da pesquisa passa a fazer parte da meta daquele diretor, mesmo que ele não tenha gerência nenhuma sobre alguns itens.
- em terceiro lugar, quase ninguém reaje bem a críticas. Mesmo se a pessoa conseguiu isolar o problema real de insatisfação, mesmo que esse problema seja causado pelo seu gerente direto, não necessariamente ele vai atuar para resolver aquilo.

O exemplo abaixo aconteceu para ilustrar esse último ponto.

Uma determinada área ficou com resultados muitos mais baixos que a média das outras áreas.

Assim, os diretores responsáveis, e tinha mais de um, pois era uma área grande, decidiram fazer uma reunião com todos os funcionários para tentar entender o motivo de uma avaliação tão ruim.

A reunião começou leve, e alguns funcionários até começaram timidamente a pontuar um ou outro item.

Logo pararam, porque os diretores começaram a se sentir incomodados e a discordar da percepção geral.

O ápice aconteceu quando um dos gerentes viu que 75% da área respondeu que achava que trabalhava muito.

Vocês acham que trabalham muito? Silêncio.

Vocês realmente acham que trabalham muito? Silêncio.

Eu vou falar para vocês que vocês não tem a menor idéia do que é trabalhar muito, mas vocês vão ter agora. Assim a pesquisa do ano que vem pelo menos vai ser ruim, mas por um motivo verdadeiro.

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