17/08/2011

Entrevista de Demissão

Um amigo, o Fulano, pediu demissão da empresa que trabalhava porque tinha recebido uma oferta melhor de uma outra empresa.

O gerente da área, o Ciclano, não queria que ele saísse. Estava vivendo um momento muito complicado na empresa, pois a maioria das áreas sob sua responsabilidade estavam muito abaixo da meta e ele não queria ficar com um "jogador" a menos nesse momento. Contratar um novo funcionário demoraria um certo tempo, o que só pioraria as coisas.

Então, ele tentou convencer meu amigo a ficar.

Primeiro disse que conseguiria aprovar um aumento de 10%. Meu amigo disse que não era somente salário, a proposta profissional era melhor, ele teria mais responsabilidades e realmente achava que era melhor para ele. 

Então o Ciclano argumentou que ali ele já conhecia todos os problemas e defeitos da empresa, e que no outro lugar teria de aprender tudo do zero. Usou a frase "aqui você já sabe onde são as rachaduras do vaso sanitário. Lá você ainda vai ter de descobrir, e corre o risco de piorar a rachadura... "

Tentou ainda dizer que os novos chefes e colegas de trabalham poderiam ser maus-caracteres. De novo afirmou que ali ele já conhecia todo mundo.

Sem muito mais argumentos, pediu, como última carta na manga, para o diretor da área conversar com o Fulano.

Reunião marcada.

No horário exato, o Fulano parou na porta da sala do tal diretor. Como o diretor estava de cabeça baixa, lendo um documento, o fulano deu três toques na porta.

O diretor levantou a cabeça.

"Boa tarde. Eu posso entrar?"

"Sim, claro. Você é o...?"

"Eu sou o Fulano."

Silêncio.

"Eu trabalho com o Ciclano, ele pediu para eu vir falar com você."

"Ah! Você é o carinha que pediu demissão! Por que você pediu demissão mesmo?"

"A empresa X me fez uma outra proposta, que eu achei muito boa para meu crescimento profissional."

"Ah! Eles vão pagar mais do que você tem aqui?"

"Sim, a proposta é um pouco maior sim."

"E tem mais alguma coisa?"

"Não, acho que é só isso mesmo."

"Então, parabéns. Boa sorte no seu novo emprego."

E assim, o Fulano mudou para a outra empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário