Um dia, numa reunião de diretoria, uma pessoa sugeriu ao diretor uma idéia brilhante: o Plano Voluntário de Redução de Despesas.
O objetivo, explicou ele, era incentivar os próprios funcionários a pensarem em medidas de economia para a empresa, medidas que pudessem ser adotadas e praticadas por todos os demais. E a empresa gastando menos seria melhor para todos!
Alguns se entreolharam meio desconfiados, mas como o diretor achou a idéia genial, os desconfiados resolveram ficar quietos, e os mais empolgados se sentiram a vontade para soltar vários gritinhos de animação.
Sob o silêncio dos desconfiados, os empolgados começaram a detalhar o plano:
"Podemos fazer o sorteio de um brinde para a idéia que representar a maior economia!" - gritou um.
"Não! Isso poderia desestimular as pequenas economias."- respondeu outro.
"Então fazemos o sorteio para todos que participarem!!!" - pensou surpreendentemente um terceiro.
"Vamos precisar de um Gerente do Projeto! Assim todos terão a quem direcionar as sugestões e essa pessoa pode divulgar para a empresa toda de maneira organizada."
E assim continuou por horas, até que chegaram a um formato que safisfez a todos os empolgados.
- Joaquim seria o tal Gerente do Projeto. Ele mesmo, que estava com bastante medo de perder o seu emprego, se candidatou. Os demais, que gostavam de participar da discussão, mas tremiam à simples menção de trabalho adicional, aceitaram imediatamente.
- O Gerente do Projeto faria uma divulgação inicial do projeto, e divulgações semanais da "Lista de Idéias Econômicas".
- A cada trimestre seria sorteado um brinde com o logotipo da empresa, seria o Prêmio Econômico. Afinal, tinha um estoque de brindes diversos que era resultado de sobras de campanha de vendas acumulados durante décadas, e a economia casava totalmente com o objetivo do projeto.O próprio Gerente do Projeto seria o responsável por escolher os brindes.
- O Gerente do Projeto faria um Relatório Econômico-Financeiro com a economia alcançada.
Não vou discorrer muito sobre o sucesso do projeto, porque infelizmente ele não teve vida longa.
Na primeira semana, alguns se animaram e fizeram algumas sugestões, mas nada altamente inovativo ou de valor considerável.
O interesse diminui consideravelmente quando descobriram quais seriam os prêmios do sorteio, mas o que matou mesmo o projeto foi a idéia abaixo:
Um funcionário sugeriu que o copo descartável de café e de água fosse reaproveitado, e usado a semana, quiçá o mês todo. O funcionário inclusive fez um levantamento do gasto com copo descartável, e da economia atingida se o projeto fosse implantado.
Joaquim ficou satisfeitíssimo, pensando na cara de felicidade do diretor (e na de inveja de alguns dos seus colegas) quando ele apresentasse o resultado do primeiro mês. Certamente ele seria promovido!!!
Menos de 5 minutos após a divulgação da idéia, iniciou-se um campeonato clandestino cuja proposta era achar sugestões menos, digamos, ortodoxas.
O campeonato clandestino teve sucesso instantâneo, as pessoas só falavam nisso, novas idéias não paravam de surgir. As pessoas não trabalhavam mais, rodinhas se formavam em todos os lugares.
Vamos respirar menos e vender o oxigênio economizado.
Por que usar o copo apenas por uma semana? Vamos usar pelo resto da vida!
No mesmo dia foi declarada a idéia vencedora: usar o papel higiênico dos dois lados.
Vamos respirar menos e vender o oxigênio economizado.
Por que usar o copo apenas por uma semana? Vamos usar pelo resto da vida!
No mesmo dia foi declarada a idéia vencedora: usar o papel higiênico dos dois lados.
E se não bebêssemos mais água? Poderíamos economizar até esse copo!!! Sem falar na própria água!!!
Quando o diretor ficou sabendo, ficou muito bravo (apesar de alguns dizerem que esboçou um sorrizinho quando ouviu alguma das sugestões) e resolveu cancelar tudo. Sem nem premiar os poucos participantes.
Para tristeza eterna de Joaquim, que acabou em pouco tempo sendo realmente demitido.
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